O Bem que a Religião ou a Espiritualidade Fazem do Ponto de Vista Cientifico

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

A Organização Mundial da Saúde, a O.M.S., ensina que um dos fatores que são necessários para a saúde mental é a espiritualidade, que nos conforta, ajuda em nossos problemas e traz autoconhecimento.
Para a Psicologia, quanto mais autoconhecimento uma pessoa tem, mais ela tem saúde mental.
As religiões ajudam muito o autoconhecimento com seus rituais e práticas, como a oração, o fazer o bem, o se abster do mau, a meditação, os mantras, os incensos, as mandalas, os passes e muito mais.
Claro que se tratando de diversas técnicas que a Psicologia não compreende, além do fazer o bem, se abster do mau e as meditações, mas o fato é que ela observa que as religiões ajudam, pois veem os resultados.
Se uma pessoa fizer terapia para se autoconhecer, e fizer outras técnicas religiosas ou não, a evolução do conhecimento de si só aumenta.
Claro que nem sempre a religião faz bem, pois muitas vezes acontece o fanatismo, que é uma forma de desequilíbrio, assim como psicólogos e psiquiatras também podem fazer o mau ao paciente.
Então a mesma fragilidade tem tanto os meios científicos como os espirituais.
Para os terapeutas deve ser importante a religião de seu paciente, pois isso faz parte do mundo interior dela, que consequentemente é importante para ela ser entendida.
A religião é um fator cultural que diz muito a respeito do paciente, preenche muito a sua vida, seus interesses, forma de pensar e ver o mundo.
A forma de vermos a vida pode nos fazer bem ou mal, pode gerar felicidade ou tristeza.
Mas o fato de existir diversas pesquisas que mostram que existe vida após a morte, reencarnação, Reiki, mediunidade, passe e etc. é uma segurança que temos para o além vida e para as diversas coisas que uma religião ensina, isso é reconfortante.
Para pessoas que sofrem de depressão, o suicídio é muito menor em pessoas que tem uma religião. Então podemos notar como é boa uma fé em nossa vida.
Mas a pessoa deve sempre buscar transformar as coisas ruins em sua vida, como se curar da depressão, coisa que também, geralmente traz autoconhecimento. Pois tudo tem um motivo de existir, e tirando a causa, tiramos o que causa o sofrimento.
A depressão é uma situação que a pessoa não vê saída, e muitas vezes tem facilmente, não só pelo autoconhecimento, mas sim também por tirar o que na vida da pessoa ela ache que não tenha saída, como tendo sim.
Todo sofrimento tem uma solução, nós só não enxergamos isso.
Mas muitas vezes a solução demora um pouco, outras vezes, muito.
É importante sempre lutarmos para se autoconhecer e buscar a solução para aonde não vemos, pois, a solução existe, acredite nisso.
Uma grande solução é usar a Lei de Atração.
A O.M.S. fez uma série de sugestões de como a espiritualidade deve ser colocada nos tratamentos psicológicos e psiquiátricos, e entre essas recomendações está a do profissional ser sensível a crença e práticas do paciente, usando isso em prol dele, mas também ficar atento quando a religião faz mal.  
Mas deixando as questões religiosas do paciente para os sacerdotes ou pessoas que atuam nessa área.
É importante que psicólogo trate do paciente a sua psique, já o psiquiatra trate o psicológico e o físico, e o sacerdote ou religioso a religião e espiritualidade.
A religião busca muitas vezes na espiritualidade a completude do indivíduo, ou seja, a um nível de amor gigante.   
Amor são os sentimentos agradáveis que sentimos, positivos e muito gostosos, que em estágios bem grandes trazem a completude.

 

Alguns Destaques: